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EXAMES COMPLEMENTARES

São denominados exames complementares todos aqueles que auxiliam o médico na elaboração de um diagnóstico.

Na prática da medicina do trabalho eles ocupam uma dimensão importante, pois nem sempre os pacientes apresentam queixas, uma vez que se trata de uma medicina preventiva, ou seja, a doença precisa ser detectada em sua fase inicial ou pré-clínica.

Os exames complementares mais comuns em saúde ocupacional são:

  • ACUIDADE VISUAL
  • ELETROCARDIOGRAMA
  • ELETROENCEFALOGRAMA
  • ESPIROMETRIA
  • EXAME AUDIOMÉTRICO
  • RAIO X DIGITAL
  • E OUTROS

ACUIDADE VISUAL

Acuidade visual é um exame que avalia a capacidade da visão de perceber a forma e o contorno dos objetos e desta forma avaliando a visão do paciente se este possui alguma distorção na visão para enxergar letras ou objetos em uma distância longa ou próxima.

No ambiente da medicina do trabalho este exame é essencial pois detecta
se um trabalhador possui (ou não) deficit de visão que poderia causar
riscos a ele mesmo, a outros trabalhadores e ao patrimônio da empresa.
Esse exame deve ser realizado por profissional da saúde habilitado.

 Todos os funcionários devem realizar o exame de acuidade visual: no momento da admissão e dos exames periódicos realizados normalmente uma vez por ano, de acordo com o pcmso da empresa.

 A forma mais simples de diagnosticar um déficit de visão é a aferição da acuidade visual com a escala de sinais de snellen. Este exame consiste em ler linhas de letras cujo tamanho vai diminuindo e as quais estão penduradas a uma distância padronizada da pessoa a ser testada. Cada linha na tabela diz respeito a uma graduação que representa a acuidade visual.

 Se detectada anomalias na acuidade visual do trabalhador, este é encaminhado a realizar exame oftalmológico completo para detecção da alteração ocular presente, de modo a corrigir o problema. Geralmente o simples uso de óculos corrige as alterações, permitindo um grande benefício para o trabalhador e para a empresa.

Preparo para o exame:

Quem faz uso de lentes corretivas deve levá-las no dia do exame.

ELETROCARDIOGRAMA

O eletrocardiograma (ECG) é um exame que analisa a variação das ondas elétricas emitidas pelas contrações do coração, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o peito do paciente, isto é, um exame que detecta possíveis anormalidades nas ondas cardíacas do examinado. Este exame deve ser realizado por profissional habilitado, ou seja, médico, técnico de enfermagem, ou enfermeiro, conforme resoluções dos respectivos Conselhos Federais profissionais.

No exame de ECG, o paciente deita em uma maca, para que sejam fixados, com adesivos, os eletrodos cardíacos em sua região torácica, bem como são colocadas pás em seus punhos e tornozelos. Normalmente, usa-se um gel entre cada eletrodo e a pele para aumentar a condução elétrica. Tais eletrodos transmitirão informações para um equipamento específico (eletrocardiógrafo), que fará a leitura da atividade elétrica do coração. O resultado do exame é expresso em um traçado gráfico que deve ser avaliado por um cardiologista.

Em alguns casos, se o paciente tiver muito pelo no peito, será necessário raspá-los para que haja uma melhor fixação dos eletrodos. Apesar do ECG ser baseado em medições elétricas, o paciente não corre nenhum risco de levar um choque durante o exame.

Devem ser submetidos a exames de ECG todos os trabalhadores que trabalharem em altura (pedreiros, pintores, montadores de calha, etc), que dirigirem veículos motorizados (motoristas, motoboys, operadores de empilhadeira, etc), que manipularem determinadas máquinas (furadeira, fresa), e que tiverem contato com eletricidade (eletricista). A periodicidade do exame será estipulada pelo médico coordenador do PCMSO.

Os resultados anormais de eletrocardiograma podem indicar a presença de doenças cardíacas como arritmias e isquemias, que podem gerar risco para trabalhos em altura, espaços confinados ou operações de máquinas e / ou transporte de passageiros e cargas, por exemplo.

Preparo para o exame:

Dormir no mínimo 6 horas, usar roupas leves (sem metal). Recomenda-se que ao realizar o ECG, o paciente não tenha feito nenhum esforço físico nos últimos 10 minutos, nem fumado nos 40 minutos que antecedem o exame.

ELETROENCEFALOGRAMA

O eletroencefalograma (EEG) é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo do paciente, isto é, um exame que detecta possíveis anormalidades nas ondas cerebrais do examinado. Este exame deve ser realizado por profissional habilitado, ou seja, médico, técnico de enfermagem, ou enfermeiro, conforme resoluções dos respectivos Conselhos Federais profissionais.

No exame de EEG, o paciente/trabalhador deita em uma maca, para que sejam fixados os eletrodos em sua cabeça, onde serão feitas medições em um equipamento específico (eletroencefalógrafo). O resultado do exame é expresso em um traçado gráfico que deve ser avaliado por um neurologista.

Devem ser submetidos a exames de EEG todos os trabalhadores que trabalharem em altura (pedreiros, pintores, montadores de calha, etc), e que dirigirem veículos motorizados (motoristas, motoboys, operadores de empilhadeira, etc). Esse exame também é recomendado aos profissionais que trabalham em locais confinados. A periodicidade do exame será estipulada pelo médico coordenador do PCMSO.

Com o EEG, é possível a constatação de problemas como: epilepsia, encefalites, síndromes.

Preparo para o exame:

• Lavar cabelo somente com shampoo
• Alimentação normal exceto produtos que contenham cafeína (café, refrigerante, chocolate)
• Trazer toalha e shampoo
• Não ingerir bebida alcoólica

ESPIROMETRIA

Exame de espirometria é um teste de diagnóstico que permite avaliar os volumes respiratórios, isto é, a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, assim como o fluxo e o tempo, sendo considerado o exame mais importante para avaliar o funcionamento do pulmão.

O exame de espirometria ocupacional é realizado pelo médico do trabalho e consiste em o paciente, estando em pé e com as narinas tampadas, assoprar com força um aparelho (espirômetro) que mede as condições clínicas dos pulmões, e com isto obter informações sobre o quanto de ar o paciente consegue movimentar no sopro, a força do sopro, e se existe alguma restrição na saída de ar dos pulmões durante o sopro.

Deverão ser submetidos ao exame de espirometria, todos os trabalhadores que estiverem expostos a diversos tipos de poeiras em seu ambiente de trabalho. Como os serralheiros, pintores, caldeireiros, jateadores, fracionadores de medicamentos, etc.

Sobre nenhuma hipótese será permitido contratar um trabalhador que tenha algum problema pulmonar e que não saiba como atuar nesse ambiente de trabalho. E, uma vez admitido, é de inteira responsabilidade do médico do trabalho avaliar constantemente o trabalhador nesta função. Em ambientes insalubres, com muito pó, mesmo usando equipamentos de proteção individuais (epi) específicos, ao menos uma vez por ano, o trabalhador deverá fazer este exame.

A descoberta de anomalias através do exame de espirometria pode, dependendo do caso, levar o trabalhador a ter alterado o seu cargo, ou ser afastado, ou ter seu epi (equipamento de proteção individual) revisado ou alterado, ou alguma outra ação efetiva que venha prevenir uma maior exposição deste trabalhador ao agente causador.

Preparo para o exame:

Duas horas sem fazer uso de cigarro, 30 minutos sem cafeína, não fazer uso de bebida alcoólica até 6 horas do exame, não estar em jejum.

EXAMES AUDIOMÉTRICO

A NR-7 (PCMSO – Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional), em seu anexo 1, aponta a necessidade de estabelecer diretrizes e parâmetros mínimos para a avaliação e o acompanhamento da audição dos trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, a fim de detectar possíveis alterações auditivas e, a partir daí, adotar medidas que tem por objetivo evitar o agravamento da audição do trabalhador e suas consequências legais para a empresa.

Segundo a NR-7, anexo 1, para a realização do exame audiométrico, devem ser seguidos estes princípios básicos:

  • Submissão a exame audiométrico de referência e sequenciais de, no mínimo, todos os trabalhadores que exerçam ou exercerão suas atividades em ambientes cujos níveis de pressão sonora ultrapassem os limites de tolerância estabelecidos nos anexos 1 e 2 da NR 15 da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho, independentemente do uso de protetor auditivo;
  • O audiômetro será submetido a procedimentos de verificação e controle periódico de seu funcionamento, pelo menos uma vez ao ano, e calibração acústica pelo menos a cada 5 anos;

Os tipos de exames audiométricos que o trabalhador deverá ser submetido são o exame audiométrico de referência e a exame audiométrico sequencial. Os seguintes cuidados devem ser adotados para a realização do exame audiométrico, visando ter dados confiáveis da audição do trabalhador:

  • Audiômetro calibrado e certificado segundo a Norma ISO 8.253-1;
  • Cabine audiométrica ou ambiente acusticamente tratado;
  • Exame realizado somente por médico ou fonoaudiólogo;
  • Acompanhamento dos exames de audiometria ocupacional durante toda a vida laboral do empregado na empresa;

Ainda segundo a NR-7, anexo 1, o exame audiométrico será realizado:

  • No mínimo, no momento da admissão, no 6º (sexto) mês após a mesma, anualmente a partir de então e na demissão;
  • No momento da demissão, do mesmo modo como previsto para a avaliação clínica no item 7.4.3.5 da NR 7 poderá ser aceito o resultado de um exame audiométrico realizado até:
    • 1. 135 (centro e trinta e cinco) dias retroativos em relação à data do exame médico demissional de trabalhador de empresa classificada em grau de risco 1 ou 2;
    • 2) 90 (noventa) dias retroativos em relação à data do exame medico demissional de trabalhador de empresa classificada em grau de risco 3 ou 4.

Preparo para o exame:

Repouso auditivo por um período mínimo de 14 horas, e não fazer uso de fone de ouvido.

RAIO X DIGITAL

No caso da radiografia digital, o receptor da imagem é um equipamento especializado, formado por detectores digitais sensíveis aos raios x, que podem capturar a imagem diretamente, sem o uso de chassis.

As vantagens da radiografia digital incluem:

– não necessidade do processamento químico para revelar a imagem, como no caso dos filmes radiográficos;

– habilidade de transferir e melhorar digitalmente as imagens;

– menos radiação é necessária para obter imagens com qualidade similar àquelas obtidas com a radiografia convencional. O exame radiológico mais pedido pelo médico do trabalho é o raio x de tórax, pois os funcionários expostos a poeira, pó, névoa, câmaras frias, tintas e solventes em seu ambiente de trabalho, como pedreiros, serralheiros, pintores, caldeireiros, etc., deverão realizar este exame. Neste exame são avaliadas as condições dos pulmões, coração, diafragma, ossos da caixa torácica, etc.

Outro exame que também pode ser pedido é o raio x da coluna vertebral, para todos os funcionários que carregam peso, como pedreiros, serventes, carregadores, etc. Neste exame são avaliadas todas as áreas da coluna vertebral para diagnosticar quaisquer doenças ou anomalias, além de dores nas costas ou no pescoço, fraturas, ossos quebrados, tumores, anormalidades, etc.

O resultado da radiografia é emitido pelo médico radiologista e dado sob a forma de laudo, que descreverá as alterações encontradas. A periodicidade do exame é estipulada pelo médico do trabalho que coordena o pcmso.

 

Preparo para o exame:

Não é necessário nenhum preparo

 

SEGURANÇA DO TRABALHO

 

Somos uma equipe de engenheiros e técnicos de segurança qualificados e especializados em promover a saúde e proteção do trabalhador e do ambiente.

 

  • PPRA – Programa de Prevenção de Risco Ambiental
  • PCMAT – Programa das Condições e Meio Ambiente do Trabalho
  • PGR – Programa de Gerenciamento de Risco
  • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
  • Laudo de insalubridade
  • Laudo de periculosidade
  • LTCAT (Laudo técnico das condições do ambiente do trabalho)

 

MEDICINA DO TRABALHO

Formada por profissionais qualificados, a nossa equipe está preparada, para atendê-lo com o respeito e ética que você merece.

A Biocentro  é uma renomada empresa que oferece consultoria e assessoria para empresas. Detém conhecimento, experiência, recursos e organização para viabilizar e agilizar o melhor atendimento aos seus clientes.

Contamos com estrutura completa para atendimento clínico e realização dos exames ocupacionais dos seus colaboradores.

Os exames ocupacionais estão previstos na legislação trabalhista de 8 de junho de 1978, regulamentada pela Portaria n. 3214. Os empregadores são os responsáveis por garantir o acesso do funcionário à medicina do trabalho e podem sofrer sanções se descumprirem os prazos em que esses testes devem ser realizados.

Para todos os tipos de exames será expedido o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que atesta se o empregado está apto ou não a exercer as atividades laborais.

Os exames ocupacionais são:

 

  • Exame Admissional
  • Exame Periódico
  • Exame Demissional
  • Retorno ao Trabalho
  • Mudança de Função
  • PCMSO

UNIDADE MÓVEL

 

Realizamos todos os tipos de exames ocupacionais sem a necessidade de deslocamento de seu funcionário, possibilitando a redução de custo e tempo.

A UNIDADE MÓVEL realiza diversos serviços com agilidade e comodidade; são eles:

  • RAIO X – DIGITAL
  • ELETROCARDIOGRAMA
  • ELETROENCEFALOGRAMA
  • ESPIROMETRIA
  • AUDIOMETRIA
  • ACUIDADE VISUAL
  • EXAMES LABORATORIAIS

GESTÃO OPERACIONAL

 

Com seu sistema integrado, o bem estar dos colaboradores é ponto primordial nos programas de gestão de saúde e segurança da BCcorp. 

Gestão de Sistema Integrado

Gestão on-line

A Biocentro dispõe de um avançado Sistema Operacional que gerencia todas as informações dos funcionários das empresas conveniadas com segurança e eficiência. Sendo utilizada plataforma 100% Web.

Porque utilizar um sistema on-line

Na atualidade dos negócios. Para se manter competitiva, uma empresa só sobrevive com um mínimo de informatização. Estamos na era digital e não há como fugir da tecnologia. A premissa básica para que um negócio funcione, se desenvolva e gere lucro, é a organização e, para que se possam controlar as informações diárias geradas na empresa, é preciso usar e recorrer a ferramentas de trabalho.

E-SOCIAL

O e-Social vai levar as organizações uma nova realidade no registro e publicação de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais, fazendo com que todas elas passem a ser registradas em um único lugar.

A Biocentro está preparada para fornecer a sua empresa a entrega dos eventos do grupo do SST no e-Social, com precisão, conformidade e eficácia.

SAIBA MAIS SOBRE O E-SOCIAL

ERGONOMIA

A Biocentro oferece um programa ergonômico completo que busca a adaptação postural dos trabalhadores às condições do meio ambiente laboral, visando o conforto de todos e melhoria na produtividade.

Os programas são elaborados conforme as características e as especialidades de trabalho de cada empresa, com o objetivo de proporcionar os treinamentos adequados e a capacitação dos trabalhadores a uma maneira mais eficiente e segura na execução das atividades diárias.

Ergonomia

Ergonomia é um termo que deriva do grego com a seguinte etimologia: ergon, que significa trabalho, e nomos, que significa leis ou normas. Portanto, ergonomia designa a ciência que estuda as condições de trabalho.

Serviços de Ergonomia

  • Ambulatório de fisioterapia
  • Análise ergonômica do trabalho NR-17
  • Análise ergonômica do trabalho NR-36
  • Avaliação biomecânica (admissional, retorno e demissional)
  • Plano de Fadiga
  • Blitz Postural
  • Consultoria em ergonomia
  • Gerenciamento Ergonômico
  • Formação de comitês de ergonomia
  • Ginástica laboral
  • Inserção do PNE na empresa (assessoria e acompanhamento)
  • Quick Massage
  • Orientação da postura
  • Palestras/treinamentos/cursos para os colaboradores
  • Participação e organização de SIPAT.

Benefícios da Ergonomia para a Empresa

  • Melhora na qualidade de vida de seus colaboradores;
  • Melhora da socialização do colaborador com o grupo de trabalho;
  • Prevenção do sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade;
  • Aumento da produtividade, criatividade e disposição dos colaboradores;
  • Aumento da eficiência e otimização do trabalho;
  • Melhor imagem da instituição junto aos colaboradores, sociedade e na certificação (ISO 9001);
  • Conseqüente redução de gastos e aumento nos lucros da empresa;
  • Proteção legal para a empresa contra possíveis ações judiciais;
  • Redução dos índices de absenteísmo, procura ambulatorial e afastamento por atestados médicos;
  • Redução dos riscos de acidentes e prevenção doenças ocupacionais (DORT – LER).

MEDIÇÕES

As medições realizadas no meio ambiente de trabalho servem para análise dos fatores que influenciam, diretamente, os trabalhadores. São avaliados os níveis de temperatura, ruídos, vibrações, iluminação, além dos riscos de contaminação.

A Biocentro oferece serviços especializados para medições, visando avaliar as condições do ambiente de trabalho em relação às características fisiológicas dos trabalhadores. O objetivo desse serviço é garantir que as empresas atuem em conformidade com os níveis permitidos nas normas regulamentadoras.

Veja a relação de alguns parâmetros para medições:

  • Ruído
  • Vibração
  • Frio
  • Calor
  • Iluminação
  • Produtos químicos

TREINAMENTOS/PALESTRAS

 

  • Treinamento de Primeiros Socorros
  • Palestra sobre DST/AIDS

DÚVIDAS

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CONTATO

End: Av. Amazonas, 687 – 6º, 8 º , 16ºandar
Centro, Belo Horizonte – MG, 30180-000

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E-mail: sac@biocentrominas.com.br
E-mail: agendamento1@biocentrominas.com.br

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